Kerry Blue Terrier

Segundo a lenda, as raízes do Kerry Blue Terrier remontam à Armada Espanhola, uma frota de 130 navios que partiu do porto de Lisboa em julho de 1588 com o objetivo de invadir a Inglaterra e depor a rainha protestante Elizabeth I.

A Invencível Armada, no entanto, revelou-se ter recebido um nome incorreto. Ancorando no Estreito de Dover, os navios espanhóis foram duramente atingidos pelas forças britânicas, mais ágeis. Forçados a romper as fileiras, os espanhóis não tiveram escolha a não ser pegar o longo caminho de volta para casa, navegando no sentido anti-horário ao redor da ponta norte da Escócia. Atrapalhados por vendavais de outono, escassez de alimentos e erros de navegação, sem falar nos danos sofridos pelos canhões britânicos, muitos dos navios espanhóis em retirada se perderam ao longo da costa oeste da Irlanda.

Dizem que um desses navios naufragados perto do Condado de Kerry continha um cão, sendo este o seu único sobrevivente. Alguns relatos dizem que ele se assemelhava a um terrier; outros sugerem que ele poderia ter sido um Cão de Água Espanhol , uma raça com pelagem espessa e ondulada.

Independentemente de sua linhagem, este sobrevivente sem nome levou seu espírito de luta para terra firme: sua tendência a desafiar todos os cães que encontrava o tornou um reprodutor popular, e ele foi cruzado com muitas das cadelas da raça Soft Coated Wheaten Terrier da ilha. Ao longo das gerações, isso resultou no Kerry Blue Terrier, uma nova raça nativa com uma pelagem macia, densa e ondulada em tons de azul que variavam do azul-ardósia escuro ao cinza-azulado claro. O caráter do cão era tão marcante quanto sua aparência, sua inteligência e adaptabilidade, tão fortes quanto sua garra e determinação.

(Fonte: American Kennel Klub)

Credito: @barkleigh_inc
@robertgroomert

#kerryblueterrier #kerryblue #kerryblues #kerryblueterriers #kerryblueterrierlove

1 Comment

Leave A Reply